Tratamentos

Vasculites

vasculitis.jpg
Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar.

O que é?
É o nome dado à inflamação crônica da parede dos vasos sanguíneos, causando estreitamento ou obstrução que limita ou interrompe o fluxo. Se não for tratada, pode causar danos ou destruição dos tecidos irrigados pelos vasos inflamados. Como pode afetar um ou mais órgãos, a vasculite é um conjunto de doenças classificáveis de acordo com o local atingido.

Sintomas
Os sintomas vão depender dos tecidos comprometidos pela inflamação e dos órgãos afetados (rins, articulações, sistema nervoso). No início, o paciente pode sentir febre, mal-estar, sudorese, fraqueza, cansaço, perda de apetite e emagrecimento. Conforme a doença progride, as manifestações podem evoluir para dores abdominais e nas juntas, urina escura ou com sangue, tromboses, manchas vermelhas na pele, sensação de formigamento e perda de sensibilidade nas áreas próximas aos vasos inflamados.

Existem dois tipos de classificação das vasculites:
  • Vasculites primárias: é a forma mais rara da doença e consiste na agressão direta aos vasos sanguíneos. Não tem causa aparente e nem associação com outras doenças;
  • Vasculites secundárias: estão associadas a outra doença. As principais causas são infecções por vírus, doenças autoimunes, reações alérgicas a medicamentos e alguns tipos de câncer como leucemia e linfoma.

Diagnóstico
Diagnosticar as vasculites no início é difícil, pois os sintomas apresentados são parecidos com os de outras doenças inflamatórias. Dessa forma é necessário analisar a história do paciente, fazer uma avaliação clínica minuciosa e realizar exames complementares de sangue e imagem. Biopsia dos tecidos e órgãos afetados é de extrema importância para um diagnóstico mais preciso.

Tratamento
Varia de acordo a gravidade, o tipo da doença e as condições do órgão ou tecido afetado. Em muitos casos, os pacientes respondem bem à aplicação de medicamentos esteroides para controlar a inflamação. Situações mais graves podem necessitar de drogas imunossupressoras e citotóxicas para destruir as células dentro do processo inflamatório.